Table of Contents

  • As Perspetivas Económicas em África (PEA) apresentam o estado atual do desenvolvimento económico e social em África e as perspetivas para os próximos dois anos. As PEA são um produto do trabalho conjunto por parte de três parceiros internacionais: o Banco Africano de Desenvolvimento, o Centro de Desenvolvimento da OCDE e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

  • A 13ª edição das Perspetivas Económicas em África evidencia a resistência do continente a ventos contrários, quer regionais, quer globais. Em 2013, África cresceu, em média, cerca de 4%, em comparação com 3% para a economia global, apesar das grandes variações registadas entre as regiões e os diferentes grupos de rendimento. O crescimento na África subsaariana foi de 5% em 2013, e deverá ser de cerca de 5.8% em 2014. Excluindo a África do Sul, o crescimento atinge, respetivamente, 6.1% e 6.8%. A África Oriental e Ocidental registaram o maior ritmo de crescimento, acima de 6%. Os países de baixo rendimento, também registaram um crescimento acima de 6%, e os países de rendimento médio-alto do Norte e do Sul de África, registaram menos de 3%. As perspetivas de crescimento a médio prazo em África melhoraram, graças a uma mais ampla estabilidade política e social a nível interno e à recuperação das condições económicas no exterior. Em alguns países e regiões, o crescimento deverá voltar aos níveis observados antes do início da recessão global de 2009.

  • As Perspetivas Económicas em África 2014 anunciam progressos contínuos e promissores das condições económicas e sociais no futuro imediato. O relatório analisa a participação de África nas cadeias de valor globais e mostra como o continente se está a adaptar nos dias de hoje às mudanças dinâmicas dos mercados.