Anexo estatístico

Os dados compilados para esta edição do relatório Dinâmicas do desenvolvimento em África estão disponíveis em tabelas e podem ser consultados gratuitamente no sítio Web do Centro de Desenvolvimento da OCDE (https://oe.cd/AFDD-2022). Incluem novos indicadores sociais e económicos que proporcionam uma outra perspetiva para a análise do relatório.

Todos os indicadores selecionados no anexo abrangem dados nacionais de quase todos os países africanos, bem como da maioria dos países do mundo. Esta abordagem permite comparações tanto entre países africanos como com grupos de países semelhantes fora de África. Estes dados ajudarão a contextualizar as análises desenvolvidas no relatório e darão ao leitor a oportunidade de examinar os dados utilizados de forma mais detalhada.

Os dados provêm de várias fontes, incluindo dados nacionais anuais harmonizados por instituições internacionais de renome, e alguns indicadores são desenvolvidos pelos autores do relatório. Os números serão atualizados assim que novos dados estiverem disponíveis para permitir ao leitor acompanhar a evolução mais recente dos indicadores-chave. Por conseguinte, as diferenças observadas entre os valores apresentados no anexo estatístico e os valores do relatório podem refletir alterações que tenham sido efetuadas nas tabelas de dados após a publicação do relatório.

Aceda em linha ao anexo estatístico sobre as Dinâmicas do desenvolvimento em Árica em https://oe.cd/AFDD-2022.

Os números apresentados nestes quadros estatísticos, com exceção das tabelas 2 a 4, representam os anos mais recentes sobre os quais existem dados disponíveis. O conjunto completo de dados sobre indicadores desde 2000 até ao presente está disponível e pode ser descarregado na forma de ficheiro Excel a partir do sítio Web: https://bit.ly/3g4I2tL. Os mesmos dados num ficheiro csv comprimido podem ser descarregados a partir do endereço: https://bit.ly/3KLsQQd. Os mesmos indicadores estão disponíveis em linha no portal estatístico da OCDE em https://stats.oecd.org/ e clicando em “Desenvolvimento”, seguido de “Dinâmicas do desenvolvimento em África” no menu.

Para além de permitir aos utilizadores descarregar todos os dados acima listados, o anexo estatístico em linha na página Web do relatório Dinâmicas do desenvolvimento em África 2022 (https://oe.cd/AFDD-2022) inclui a ferramenta de análise interativa Compare Your Country (“Compare os dados do seu país”). Os utilizadores podem utilizar a ferramenta para visualizar séries cronológicas completas de determinadas variáveis-chave de forma interativa, selecionando os países a comparar, o tipo de gráfico e outros parâmetros.

O anexo estatístico apresenta estatísticas relativas a quase todos os países do mundo, bem como indicadores agregados por grupos de países para permitir uma análise comparativa. A tabela (https://doi.org/10.1787/888934299517) que apresenta a classificação dos países para cada grupo está disponível no anexo estatístico. Os grupos de países apresentados na análise são os seguintes:

  • As cinco regiões da União Africana (África Austral, África Central, África Oriental, Norte de África e África Ocidental, tal como definidas pelo Tratado de Abuja)

  • África e grupos de países de referência (África, países asiáticos excluindo países de rendimento alto, América Latina e Caraíbas, e o mundo)

  • Países ricos em recursos

    O termo “rico em recursos” refere-se a países que derivam uma proporção significativa do seu PIB da extração de recursos naturais do solo. Estas dotações de recursos naturais podem ter profundas implicações no desenvolvimento económico, político e social. Neste relatório, os países são identificados como ricos em recursos se, durante a década anterior, a contribuição estimada da extração de hidrocarbonetos, carvão e minerais para a produção económica tiver excedido 10 % do PIB durante um período de, pelo menos, cinco anos.

  • Nível de rendimento

    O Banco Mundial utiliza a sua metodologia Atlas para classificar os países do mundo em quatro categorias1 de acordo com o rendimento nacional bruto (RNB) per capita: países de baixo rendimento, países de rendimento médio-baixo, países de rendimento médio-alto e países de rendimento elevado.

  • Acesso geográfico

    O relatório divide os países de acordo com a sua localização geográfica: países sem litoral, países que possuem costa e nações insulares. O acesso ao comércio global pode ser complicado pelo facto de um país ter ou não uma linha costeira, uma vez que os padrões de desenvolvimento das nações insulares diferem dos de outras nações costeiras. Para além destas três categorias, o relatório fornece dados sobre “países em desenvolvimento sem litoral” (LLDC) e “pequenos Estados insulares em desenvolvimento” (SIDS) compilados pelo Gabinete do Alto Representante das Nações Unidas para os Países Menos Avançados, Países em Desenvolvimento sem Litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (UN-OHRLLS)2.

  • Países menos avançados 3

    O UN-OHRLLS classifica alguns países como “países menos avançados (PMA)”. Oficialmente estabelecida em 1971 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, esta categoria inclui países com um baixo nível de desenvolvimento socioeconómico. São tidos em conta três critérios: rendimento, capital humano (por exemplo, o estado de saúde e educação da população) e vulnerabilidade económica.

  • Estados frágeis 4

    A OCDE examina a fragilidade como um conceito multidimensional de risco que poderia representar um desafio crítico para a capacidade dos países para atingirem os seus objetivos de desenvolvimento, particularmente os estabelecidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Com base nos resultados desta investigação, os países são classificados como “frágeis” ou “extremamente frágeis”.

  • Comunidades económicas regionais e outras organizações intergovernamentais

    As parcerias de países formadas para efeitos de integração ou cooperação regional que são económica ou politicamente significativas e particularmente relevantes para a análise do desempenho económico de África estão aqui incluídas. Neste contexto, estão contempladas as oito Comunidades Económicas Regionais (CER) reconhecidas pela União Africana, bem como outras organizações regionais e internacionais tais como a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), a União Europeia (UE) e a OCDE, que servem de referência. Foram incluídos números agregados para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em resposta a um pedido dos membros deste grupo de países.

Metadata, Legal and Rights

Este documento e qualquer mapa aqui incluído foi elaborado sem prejuízo do status ou soberania de qualquer território, da delimitação de limites e fronteiras internacionais e do nome do território, cidade ou área. [missing text]

© AUC/OECD 2022

O uso do conteúdo do presente trabalho, tanto em formato digital quanto impresso, é regido pelos termos e condições seguintes: https://www.oecd.org/termsandconditions.