1887

Perspetivas económicas em África 2014 (Versão Condensada)

As cadeias de valor globais e a industrialização de África

image of Perspetivas económicas em África 2014 (Versão Condensada)

As Perspetivas Económicas em África 2014 analisam o papel crescente do continente na economia mundial e fornecem previsões macroeconómicas para os próximos dois anos. O relatório detalha o desempenho das economias africanas em áreas cruciais: crescimento, financiamento, políticas comerciais e integração regional, desenvolvimento humano, e governação. As notas países abrangem agora a totalidade dos 54 países africanos.

Estas notas sintetizam as tendências recentes da economia, as previsões de crescimento do produto interno bruto para 2014 e 2015, e destacam os principais desafios enfrentados pelos países. Um anexo estatístico permite a comparação entre as variáveis económicas, sociais e políticas específicas de cada país

Portuguese English, French

.

Governação política e económica em África

OECD Development Centre

No geral, a governação democrática em África melhorou desde o ano 2000. Com o apoio de respostas internacionais robustas, o aprofundamento da experiência democrática pode estar também a reduzir o espaço de manobra dos governos para se envolverem em conflitos armados. Em 2012, houve menos conflitos e estes foram muito menos mortíferos do que em 2000. Simultaneamente, os protestos públicos aumentaram nos últimos anos, reivindicando empregos, melhores salários, transparência e prestação de contas dos governos. As respostas governamentais têm sido limitadas e, em alguns lugares, repressivas. Relativamente à governação económica, as iniciativas de combate aos fluxos ilícitos de capitais, e para melhorar a transparência nas indústrias extrativas são animadoras, registando-se uma melhoria do ambiente de negócios.

Portuguese French, English

Graphs

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error