1887

Perspectivas Económicas em África 2010

image of Perspectivas Económicas em África 2010

As Perspectivas Económicas em África avaliam, anualmente, a situação económica recente da maioria dos países africanos e a sua evolução provável a curto prazo. Esta versão portuguesa inclui os cinco países lusófonos e mais um CD-Rom com as análises do resto de países em inglês e francês. Os dados apresentados são baseados em estudos sobre países, articulados em torno de um tema único de análise. Esse quadro comum compreende um exercício de previsões para o ano em curso e para os dois anos seguintes, utilizando um modelo macroeconómico simples, assim como uma análise do contexto políticosocial. Apresenta também um sumário comparativo das perspectivas dos diversos países estudados, o qual permite situar a evolução das economias africanas dentro do contecto económico mundial. Um anexo estatístico completa este volume.

Este estudo é fruto da colaboração entre o Banco Africano de Desenvolvimento, a Comissão Económica das Nações Unidas para a África e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.

O Centro de Desenvolvimento da OCDE gostaria de agradecer à Delegação de Portugal junto da OCDE e ao Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) pela sua generosa contribuição para a tradução e publicação deste documento.

Portuguese French, English

.

Políticas Comerciais e Integração Regional em África

OECD Development Centre

Nos últimos anos, e antes da crise internacional, o comércio internacional aumentou exponencialmente. Apesar dos países africanos terem beneficiado também deste aumento, a sua participação no comércio internacional tem sido reduzida. As exportações africanas representam apenas cerca de 3% das exportações mundiais. Esta reduzida participação deve-se, em parte, à protecção comercial do exterior em relação à entrada de produtos africanos, mas é igualmente causada por constrangimentos que dificultam o comércio dentro do próprio continente. Tal como foi discutido no capítulo 1, perante a expectativa de recuperação moderada da economia internacional e do comércio mundial, torna-se ainda mais premente fomentar o comércio dos países africanos com as economias do exterior e do interior do continente.

Portuguese French, English

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error