Integração da Adaptação às Alterações Climáticas na Cooperação para o Desenvolvimento

Guia para o Desenvolvimento de Políticas

As alterações climáticas são uma ameaça séria e a longo prazo que pode afetar todo o globo. Os seus impactes negativos atingirão as pessoas pobres e os países pobres de forma desproporcional e comprometerão a persecução dos seus objetivos de desenvolvimento.

Integração da Adaptação às Alterações Climáticas na Cooperação para o Desenvolvimento fornece informação essencial e aconselha o modo de facilitação a integração da adaptação nos processos de desenvolvimento. Os objetivos deste guia para o desenvolvimento de políticas são: i) promover o entendimento das implicações das alterações climáticas na prática do desenvolvimento e a necessidade associada de integrar a adaptação ao clima nas agências de cooperação para o desenvolvimento e nos países parceiros; ii) identificar abordagens apropriadas para integrar a adaptação às alterações climáticas nas políticas de desenvolvimento aos níveis nacional, setorial e de projeto e nos contextos urbanos e rurais; e iii) identificar meios práticos para os doadores apoiarem os países em desenvolvimento parceiros nos seus esforços para reduzir a sua vulnerabilidade à variabilidade e alterações climáticas. Enquanto os esforços para integrar a adaptação aos às alterações climáticas serão conduzidos pelos países em desenvolvimento parceiros, os doadores internacionais têm um papel crítico a desempenhar no apoio a tais esforços.

Este guia para o desenvolvimento de políticas é especialmente formatado para os agentes de definição de políticas e para as agências de cooperação e suas contrapartes nos governos dos países em desenvolvimento, bem como para as partes interessadas não governamentais.

Portuguese English, Spanish, French