Dinâmicas do desenvolvimento em África 2023
Investir no desenvolvimento sustentável
Partindo de lições aprendidas na África Central, Oriental, Austral, Ocidental e Norte de África, o relatório Dinâmicas do desenvolvimento em África propõe recomendações políticas e partilha as boas práticas de todo o continente. Com base nas mais recentes estatísticas, a análise da dinâmica do desenvolvimento pretende apoiar os líderes africanos a alcançar os objetivos da Agenda 2063 da União Africana a todos os níveis: continental, regional, nacional e local.
Esta edição explora a forma como a África poderá atrair investimentos que ofereçam maior coerência entre objetivos económicos, sociais e ambientais. Os seus mais recentes dados e análises visam apoiar os decisores políticos a melhorar as avaliações de risco, reforçar as parcerias de base africana e a acelerar a integração regional de forma a aumentar os investimentos sustentáveis. Dois capítulos continentais analisam o cenário de investimento de África e as prioridades políticas associadas. Cinco capítulos regionais propõem recomendações específicas em domínios estratégicos, incluindo ecossistemas naturais, energias renováveis, financiamento climático e cadeias de valor agroalimentares.
O relatório Dinâmicas do desenvolvimento em África contribui para o debate político entre governos, cidadãos, empresários e investigadores da União Africana. Propõe uma nova colaboração entre países e regiões, centrada na aprendizagem mútua e na preservação de bens comuns. Este relatório resulta de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.
Investir em ações climáticas para o desenvolvimento sustentável no Norte de África
Este capítulo elabora sobre a mobilização de investimentos sustentáveis nos seis países do Norte de África: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. Analisa os fluxos financeiros recebidos pela região, em particular a sua afetação a atividades sustentáveis e de promoção da integração regional. Em seguida, propõe uma análise do potencial dos mercados financeiros sustentáveis para atrair investimentos em prol da ação climática na região. Faz um balanço da vulnerabilidade das economias norte-africanas face às alterações climáticas e identifica as necessidades de financiamento necessárias para o desenvolvimento sustentável. Por último, este capítulo sugere políticas públicas que permitam o desenvolvimento e a integração dos mercados financeiros sustentáveis no Norte de África.
- Click to access:
-
Click to download PDF - 1.13MBPDF