1887

Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021

Transformação digital e empregos de qualidade

image of Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021

Dinâmicas do desenvolvimento em África usa as lições de cinco regiões do continente – África Central, África Oriental, Norte de África, África Austral e África Ocidental – para desenvolver recomendações em matéria de políticas públicas e partilhar boas práticas. Com base nas estatísticas mais recentes, esta análise das dinâmicas de desenvolvimento visa ajudar os líderes africanos a cumprirem as metas da Agenda 2063 da União Africana a todos os níveis: continental, regional, nacional e local.

A edição de 2021, agora publicada no início do ano, analisa a forma como a digitalização pode criar empregos de qualidade e contribuir para a concretização da Agenda 2063, tornando assim as economias africanas mais resilientes à recessão mundial desencadeada pela pandemia do COVID-19. O relatório identifica quatro áreas principais para a transformação digital de África: colmatar o fosso digital, apoiar a inovação local, capacitar os trabalhadores independentes, e harmonizar, aplicar e monitorizar as estratégias digitais. Esta edição inclui um novo capítulo que analisa as perspetivas de financiamento do desenvolvimento de África no contexto da crise económica mundial de 2020.

Dinâmicas do desenvolvimento em África tem por vocação alimentar o debate entre os membros da União Africana, assim como os cidadãos e os empreendedores. O seu objetivo é contribuir para um novo modelo de colaboração entre países e entre regiões centrado na aprendizagem mútua e na preservação dos bens comuns. O relatório é o resultado de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.

Portuguese Also available in: French, English

Políticas para criar emprego e concretizar a Agenda 2063 na era digital

O presente capítulo analisa as políticas que permitem tirar partido da transformação digital de África para promover a criação de emprego em grande escala e realizar os objetivos definidos na Agenda 2063. Em cada um dos três domínios de política apresentados, salientam-se os fatores de alavancagem das políticas e as práticas mais relevantes que os decisores africanos podem mobilizar a nível local, nacional, regional e continental. A primeira secção aborda a redução do fosso digital através de políticas territorializadas. A segunda apresenta as prioridades da ação pública para valorizar o enorme setor informal, em especial através do desenvolvimento das competências e da regulamentação do trabalho, permitindo enquadrar formas emergentes de emprego e soluções digitais que favoreçam a inclusão financeira. A última secção analisa os canais através dos quais os decisores políticos podem empoderar as pequenas e médias empresas de África e os ecossistemas de start-ups para melhorarem a sua competitividade e a sua capacidade de inovação na era digital.

Portuguese Also available in: English, French

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error