1887

Dinâmicas do desenvolvimento em África 2018

Crescimento, emprego e desigualdades

image of Dinâmicas do desenvolvimento em África 2018

Quais são as principais tendências económicas e sociais em África? Qual o papel africano na globalização? Este novo relatório anual apresenta uma África aberta ao mundo e voltada para o futuro. Dinâmicas do desenvolvimento em África tira partido das lições aprendidas nas cinco regiões africanas – Austral, Central, Norte de África, Ocidental e Oriental – para desenvolver recomendações e partilhar boas práticas. O relatório identifica políticas inovadoras e propõe recomendações práticas de políticas adaptadas às especificidades das economias africanas.

Partindo das mais recentes estatísticas disponíveis, esta análise das dinâmicas do desenvolvimento pretende ajudar os líderes africanos a atingir as metas da Agenda 2063 da União Africana a todos os níveis: continental, regional e nacional. Este relatório centrar-se-á num tema estratégico todos os anos. A presente edição explora as dinâmicas do crescimento, do emprego e das desigualdades, e propõe dez ações decisivas para promover um desenvolvimento social e económico sustentável e fortalecer as instituições em África.

O presente volume promove um debate sobre políticas entre as nações da União Africana, os cidadãos, os empresários e os investigadores. A sua ambição é fazer parte de uma nova cooperação entre países e regiões centrada na aprendizagem mútua e na preservação dos bens comuns. Este relatório resulta de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.

Portuguese French, English

.

A integração africana na economia global

OECD Development Centre

Este capítulo analisa a trajetória geral do desenvolvimento em África e a sua posição na economia global desde 1990. Em primeiro lugar, analisa os determinantes, as componentes e as dinâmicas do crescimento do produto interno bruto e o impacto destas na criação de emprego e na desigualdade. A análise propõe, então, cinco razões pelas quais África necessita de melhores padrões de crescimento em função das metas de desenvolvimento da Agenda 2063. A segunda parte do capítulo examina percursos de crescimento que os mercados regionais e globais oferecem às economias africanas. O capítulo apresenta os desafios de políticas para impulsionar a competitividade interna, desenvolver mais os mercados internos e desbloquear o potencial dos investimentos.

Portuguese French, English

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error