Table of Contents

  • A edição de 2024 do SME Policy Index: América Latina e Caribe Rumo a uma recuperação inclusiva, resiliente e sustentável avalia as tendências regionais e o progresso na concepção, implementação e impacto das políticas que afetam as micro, pequenas e médias empresas (PMEs) em nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai), e também ajuda a identificar prioridades de reforma para políticas de PMEs mais eficazes, eficientes e coerentes, comparando as medidas nacionais com os padrões da OCDE.

  • A América Latina e o Caribe (ALC) estão atravessando um cenário macroeconômico desafiador. Nos últimos cinco anos, os nove países avaliados (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai) passaram por transições políticas e crises socioeconômicas significativas, principalmente a pandemia da COVID-19 e o impacto da guerra da Rússia contra a Ucrânia. As micro, pequenas e médias empresas (PMEs) foram afetadas de forma desproporcional. Porém, elas também surgiram como uma força motriz para uma recuperação inclusiva, resiliente e sustentável.

  • A América Latina e o Caribe (ALC) estão se recuperando de um cenário macroeconômico complexo. Este capítulo explora o cenário econômico dos países avaliados pela AL9 de 2020 a 2023, fornecendo insights sobre o mercado de trabalho da ALC, a informalidade e o papel fundamental das PMEs na condução de uma recuperação inclusiva, resiliente e sustentável. Além disso, inclui uma seção dedicada ao empreendedorismo feminino, destacando sua importância para o renascimento econômico da região.

  • Este capítulo apresenta uma visão geral da metodologia de avaliação do Índice de Políticas para PMEs (SME PI), detalhando seu desenvolvimento e aplicação, bem como suas vantagens e limitações. Ele também apresenta a estrutura de avaliação de 2024 e descreve a estrutura do relatório.