Avaliações de Políticas Nacionais de Educação: Estado de Santa Catarina, Brasil
Hide / Show Abstract

Avaliações de Políticas Nacionais de Educação: Estado de Santa Catarina, Brasil

A educação é uma prioridade fundamental para o Estado de Santa Catarina. Os seus responsáveis pela elaboração de políticas estão firmemente empenhados no fornecimento de um sistema educacional adequado e eficiente, que atenda às exigências da economia global e que possibilite que o Estado ganhe em competitividade, tanto em âmbito nacional como internacional.

Esta análise da OCDE apresenta uma breve visão global do setor da educação no Estado de Santa Catarina e das suas recentes evoluções. Realiza uma análise do sistema, desde a pré-escola até a educação superior e a aprendizagem continuada e identifica as principais diretrizes para uma reforma das políticas à luz dos desafios enfrentados pelas autoridades, comunidades, empresas, bem como pelos educadores, pais e alunos. Conclui com um conjunto de recomendações principais referentes à estrutura do sistema e sua relevância para o mundo do trabalho, ao acesso e equidade, à gestão e administração, à pesquisa, desenvolvimento e inovação, à internacionalização e ao financiamento. Este relatório será de utilidade para os profissionais catarinenses e de outros Estados, bem como para os seus homólogos no plano internacional.

Click to Access: 
    http://oecd.metastore.ingenta.com/content/911013ue.pdf
  • PDF
  • http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/education/avaliacoes-de-politicas-nacionais-de-educacao-estado-de-santa-catarina-brasil_9789264091368-pt
  • READ
 
Chapter
 

Financiamento da Educação Pública You do not have access to this content

Portuguese
Click to Access: 
    http://oecd.metastore.ingenta.com/content/911013uec005.pdf
  • PDF
  • http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/education/avaliacoes-de-politicas-nacionais-de-educacao-estado-de-santa-catarina-brasil/financiamento-da-educacao-publica_9789264091368-5-pt
  • READ
Author(s):
OECD

Hide / Show Abstract

Este capítulo apresenta um apanhado geral das fontes de financiamento (federais, estaduais e municipais) e da repartição da carga orçamentária para o setor da educação. Descreve e analisa o sistema de financiamento da educação no Estado de Santa Catarina, com especial enfoque nas relações fiscais intergovernamentais. A equipe de avaliação discute os desafios relacionados com o financiamento da educação e apresenta conclusões através de opções em matéria de políticas, com vista a auxiliar o Governo do Estado a alcançar os seus objetivos.
Also available in English
 
Visit the OECD web site