1887

Avaliações de Políticas Nacionais de Educação: Estado de Santa Catarina, Brasil

image of Avaliações de Políticas Nacionais de Educação: Estado de Santa Catarina, Brasil

A educação é uma prioridade fundamental para o Estado de Santa Catarina. Os seus responsáveis pela elaboração de políticas estão firmemente empenhados no fornecimento de um sistema educacional adequado e eficiente, que atenda às exigências da economia global e que possibilite que o Estado ganhe em competitividade, tanto em âmbito nacional como internacional.

Esta análise da OCDE apresenta uma breve visão global do setor da educação no Estado de Santa Catarina e das suas recentes evoluções. Realiza uma análise do sistema, desde a pré-escola até a educação superior e a aprendizagem continuada e identifica as principais diretrizes para uma reforma das políticas à luz dos desafios enfrentados pelas autoridades, comunidades, empresas, bem como pelos educadores, pais e alunos. Conclui com um conjunto de recomendações principais referentes à estrutura do sistema e sua relevância para o mundo do trabalho, ao acesso e equidade, à gestão e administração, à pesquisa, desenvolvimento e inovação, à internacionalização e ao financiamento. Este relatório será de utilidade para os profissionais catarinenses e de outros Estados, bem como para os seus homólogos no plano internacional.

Portuguese Also available in: English

Currículo e Livros Didáticos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio

Este capítulo trata do currículo federal para todos os níveis da educação básica, bem como da Proposta Curricular de Santa Catarina, e descreve os processos de produção, aprovação e distribuição de livros e outros materiais didáticos. Ao final, são apresentados os principais pontos com relação a esses temas e algumas recomendações sobre como abordá-los.

Portuguese Also available in: English

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error