Perspectivas Econômicas da América Latina

OECD Development Centre

Portuguese
Frequency
Annual
ISSN: 
2079-9411 (online)
ISSN: 
2079-9403 (print)
DOI: 
10.1787/20799411
Hide / Show Abstract
Also available in English, French, Spanish
 
Perspectivas Econômicas da América Latina 2009

Perspectivas Econômicas da América Latina 2009 You do not have access to this content

OECD Development Centre

Portuguese
Click to Access: 
    http://oecd.metastore.ingenta.com/content/410805ue.pdf
  • PDF
  • http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/development/perspectivas-economicas-da-america-latina-2009_9789264059641-pt
  • READ
Author(s):
OECD
12 Mar 2009
Pages:
208
ISBN:
9789264059641 (PDF) ;9789264059634(print)
DOI: 
10.1787/9789264059641-pt

Hide / Show Abstract

Os governos latino-americanos estão maximizando o potencial da política fiscal como uma ferramenta de desenvolvimento? A edição 2009 do Perspectivas Econômicas da América Latina mostra que os governos da região podem fazer muito mais utilizando a capacidade da política fiscal para impulsionar o crescimento econômico e o combate à pobreza e à desigualdade.

"Um passo importante rumo ao diálogo e ao intercâmbio de experiências entre os países da OCDE e os da nossa região". Alicia Bárcena, Secretária-Executiva, CEPAL.

"Esta publicação vai levar, àqueles que lidam com o futuro da América Latina, lições valiosas de política fiscal colhidas nas experiências dos países da OCDE e latino-americanos". Fernando Henrique Cardoso, Ex-Presidente do Brasil.

"Este segundo Perspectivas Econômicas da América Latina mostra a importância de micro aspectos para uma política fiscal adequada. O Centro de Desenvolvimento da OCDE elaborou um relatório extraordinário".  Guillermo de la Dehesa, Presidente do Centro para Pesquisa de Política Econômica.

"A política fiscal é um eixo do contrato social e uma ferramenta-chave para o desenvolvimento econômico e social. Esta é a mensagem central do Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, uma contribuição muito oportuna e valiosa para o debate sobre políticas na América Latina". Augusto de la Torre, Economista-Chefe para a América Latina e Caribe, Banco Mundial.

"O Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, mais uma vez, vai ao ponto certo: políticas fiscais estão contribuindo ativamente para o equilíbrio macroeconômico, mas o foco agora deve estar também sobre o crescimento econômico, uma condição necessária para a redução da pobreza e da desigualdade". Alejandro Foxley, Ministro de Relações Exteriores, Chile.

"O Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, da OCDE, realça a trilha a ser seguida para que se continue a aperfeiçoar a ação da política fiscal como uma ferramenta para o desenvolvimento", Juan C. Gómez Sabaini, Universidade de Buenos Aires, Argentina.

"Com este novo volume sobre política fiscal, o Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, da OCDE, continua a enriquecer o nosso conhecimento e também o debate sobre temas-chaves que têm repercussões sobre os desafios econômicos e sociais da América Latina". Enrique Iglesias, Secretário-Geral do Secretariado-Geral Ibero-Americano.

"Esta publicação mostra que o desafio à frente, para a região, é descobrir como usar escassos recursos tributários para estimular o crescimento, reduzir a pobreza e oferecer melhores serviços públicos". Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central do Brasil.

"Este relatório insta os formuladores de políticas a redescobrir o uso potencial da política fiscal e a tornar esse instrumento de política tão eficaz quanto possível". Vito Tanzi, Ex-Diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI.

Also available in English, French, Spanish, Chinese
loader image
 
Visit the OECD web site