Perspectivas Econômicas da América Latina

OECD Development Centre

Frequency :
Annual
ISSN :
2079-9411 (online)
ISSN :
2079-9403 (print)
DOI :
10.1787/20799411
Hide / Show Abstract
Also available in: English, French, Spanish
 
Perspectivas Econômicas da América Latina 2009

Perspectivas Econômicas da América Latina 2009 You do not have access to this content

OECD Development Centre

Portuguese
Click to Access: 
    http://oecd.metastore.ingenta.com/content/410805ue.pdf
  • PDF
  • http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/development/perspectivas-economicas-da-america-latina-2009_9789264059641-pt
  • READ
Author(s):
OECD
Publication Date :
12 Mar 2009
Pages :
208
ISBN :
9789264059641 (PDF) ; 9789264059634 (print)
DOI :
10.1787/9789264059641-pt

Hide / Show Abstract

Os governos latino-americanos estão maximizando o potencial da política fiscal como uma ferramenta de desenvolvimento? A edição 2009 do Perspectivas Econômicas da América Latina mostra que os governos da região podem fazer muito mais utilizando a capacidade da política fiscal para impulsionar o crescimento econômico e o combate à pobreza e à desigualdade.

"Um passo importante rumo ao diálogo e ao intercâmbio de experiências entre os países da OCDE e os da nossa região". Alicia Bárcena, Secretária-Executiva, CEPAL.

"Esta publicação vai levar, àqueles que lidam com o futuro da América Latina, lições valiosas de política fiscal colhidas nas experiências dos países da OCDE e latino-americanos". Fernando Henrique Cardoso, Ex-Presidente do Brasil.

"Este segundo Perspectivas Econômicas da América Latina mostra a importância de micro aspectos para uma política fiscal adequada. O Centro de Desenvolvimento da OCDE elaborou um relatório extraordinário".  Guillermo de la Dehesa, Presidente do Centro para Pesquisa de Política Econômica.

"A política fiscal é um eixo do contrato social e uma ferramenta-chave para o desenvolvimento econômico e social. Esta é a mensagem central do Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, uma contribuição muito oportuna e valiosa para o debate sobre políticas na América Latina". Augusto de la Torre, Economista-Chefe para a América Latina e Caribe, Banco Mundial.

"O Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, mais uma vez, vai ao ponto certo: políticas fiscais estão contribuindo ativamente para o equilíbrio macroeconômico, mas o foco agora deve estar também sobre o crescimento econômico, uma condição necessária para a redução da pobreza e da desigualdade". Alejandro Foxley, Ministro de Relações Exteriores, Chile.

"O Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, da OCDE, realça a trilha a ser seguida para que se continue a aperfeiçoar a ação da política fiscal como uma ferramenta para o desenvolvimento", Juan C. Gómez Sabaini, Universidade de Buenos Aires, Argentina.

"Com este novo volume sobre política fiscal, o Perspectivas Econômicas da América Latina 2009, da OCDE, continua a enriquecer o nosso conhecimento e também o debate sobre temas-chaves que têm repercussões sobre os desafios econômicos e sociais da América Latina". Enrique Iglesias, Secretário-Geral do Secretariado-Geral Ibero-Americano.

"Esta publicação mostra que o desafio à frente, para a região, é descobrir como usar escassos recursos tributários para estimular o crescimento, reduzir a pobreza e oferecer melhores serviços públicos". Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central do Brasil.

"Este relatório insta os formuladores de políticas a redescobrir o uso potencial da política fiscal e a tornar esse instrumento de política tão eficaz quanto possível". Vito Tanzi, Ex-Diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI.